Cabinda - A 13ª jornada científica de enfermagem da Universidade 11 de Novembro, em Cabinda, teve início hoje, quinta-feira, com objectivo de proporcionar um espaço de debate científico.

A aquisição de conhecimentos e aprimoramento de competências e habilidades que contribuam na resolução dos desafios actuais do sistema nacional da saúde, bem como de conhecimentos teóricos e práticos dos profissionais de enfermagem constam dos objectivos do encontro de dois dias.

Serão abordados temas, entre outros, ”A trajectória histórica da enfermagem em Angola e o papel das organizações da classe na vida dos profissionais” e “Situação epidemiológica da província de Cabinda”.

Na abertura do evento, o vice-governador de Cabinda para o sector político e social, Miguel dos Santos de Oliveira, reconheceu o profissionalismo dos enfermeiros pela dedicação, empenho e espírito abnegado no exercício das suas funções.

“A saúde constitui a prioridade da existência do ser humano, pois é através dela que outros resultados subsequentes são alcançados. Por isso, investir em saúde é investir na vida e no futuro cada vez mais promissor para o nosso país”, disse.

Reconheceu que durante o trabalho exercido pelos enfermeiros ainda encontram algumas dificuldades. Mas, o Executivo angolano está a construir mais unidades sanitárias de referência e não só, com condições técnicas e humanas no sentido de lidarem melhor com o paciente.

 

Fonte: Angop