Menongue – O urologista do Hospital Geral do Cuando Cubango Inácio Dala aconselhou hoje, segunda-feira, os homens com mais de 40 anos de idade a realizarem exames de diagnóstico precoce do cancro da próstata, para preservar vidas humanas.

 

Em declarações à imprensa, no quadro da campanha “Novembro Azul”, mês dedicado à prevenção do cancro, Inácio Dala disse que mensalmente em média o hospital geral do Cuando Cubango regista entre 10 a 11 casos com um quadro clínico avançado dessa patologia, em homens com idades entre 50 a 60 anos.

Inácio Dala lembrou que o cancro da próstata é a segunda causa de morte por cancro na população masculina. "No Cuando Cubango poucos homens procuram especialistas para o seu diagnóstico precoce”, sublinhou.

Este tipo de cancro, segundo o especialista, tem a particularidade de evoluir de forma silenciosa e, na maior parte dos casos, os doentes não têm qualquer sintoma durante a progressão, já que as queixas surgem em estágio avançado da doença.

O especialista disse que o Hospital Geral do Cuando Cubango não dispõe de equipamentos para o diagnóstico do cancro da próstata. Quando são detectados esses casos, os pacientes são encaminhados ao Centro de Oncologia de Luanda, o que exige muitos gastos por parte dos pacientes de baixa renda.

 

Fonte: ANGOP