Huambo - A presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Resíduos, Nelma Caetano, apontou hoje, quinta-feira, a melhoria da gestão dos resíduos como uma das principais prioridades do Ministério do Ambiente, em prol da saúde pública.
Nelma Caetano, que chefiava uma delegação do Ministério do Ambiente, fez estas declarações à imprensa, após visitar o aterro sanitário do Huambo, cujas obras estão paralisadas desde 2014, a lixeira do Sacaála e a fábrica de reciclagem e produção de materiais de plásticos diversos “ Tulikuatisse”, bem como a centralidade do Lossambo.
Na ocasião, a presidente da Agência Nacional de Resíduos disse que a gestão actual dos resíduos na província do Huambo e não só, carece de melhorias, que passam pela construção de aterros sanitários e, sobretudo, pelo cumprimento da lei.
Com esta visita, referiu, notou-se que se precisa trabalhar bastante, em parceria com o Governo provincial do Huambo, na perspectiva da melhoria da componente do cumprimento da legislação aplicável ao sector, principalmente, na execução da política de gestão de resíduos, para o bem-estar das comunidades.
A gestora considerou fundamental a participação dos agentes económicos na gestão dos resíduos e no cumprimento da lei, em relação à celebração de contratos com operadoras vocacionadas ao processo de recolha de lixo.
Nelma Caetano destacou, igualmente, que a componente da gestão dos resíduos é uma responsabilidade de todos, daí que precisa merecer uma atenção especial das famílias, instituições públicas e privadas, agentes económicos e população, a fim de garantir o bem-estar comum.
A PCA valorizou o trabalho realizado pela fábrica de reciclagem e produção de plástico na valorização dos resíduos e melhoria do meio ambiente.
Por isso, apelou aos empresários a investirem em iniciativas do género, com vista ao fomento da empregabilidade e, principalmente, na melhoria do ecossistema, essencial para a vida humana.
Com duração de um dia, a visita da delegação do Ministério do Ambiente no Huambo, foi marcada com um encontro com os membros do Governo provincial do Huambo.
Fonte: ANGOP