Mais uma situação de suposta falsificação no mundo da arte: o FBI (a polícia federal norte-americana) está investigando a autenticidade de 25 pinturas de Jean-Michel Basquiat que estão em exibição no Museu de Arte de Orlando, na Flórida, segundo fontes citadas em um artigo publicado pelo New York Times.

Os quadros da mostra “Heroes & Monsters: Jean-Michel Basquiat” foram encontrados em 2012, em Los Angeles, de acordo com o museu e com os proprietários das obras, e praticamente não tinham sido exibidos antes do início da mostra, em fevereiro.

No artigo publicado pelo The New York Times, a autenticidade das obras é questionada por um designer que trabalhou para a Federal Express e havia identificado a tipologia gráfica da FedEx em um pedaço de papelão supostamente pintado por Basquiat – a fonte em questão só foi criada em 1994, seis anos depois da morte do artista, aos 27 anos.

Aaron De Groft, diretor e CEO do museu, garantiu a autenticidade das pinturas do artista, e ainda citou declarações de especialistas do mundo da arte que reforçam a afirmação.

O FBI se recusou a comentar sobre a investigação ou seu status. Se verdadeiras, as pinturas de Basquiat valeriam cerca de US$ 100 milhões, de acordo com a Putnam Fine Art and Antique Appraisals, uma empresa de avaliação de arte que examinou os quadros a pedido dos proprietários.

As obras devem deixar o Museu de Arte de Orlando no dia 30 de junho, e seguirão para uma série de exposições na Itália.

Fonte: Glamurama