A Sociedade Xerces, entidade que busca proteger e conservar as espécies de invertebrados, divulgou nesta semana sua contagem anual de borboletas-monarca – e o número não poderia ser mais promissor! A organização sem fins lucrativos anunciou que 247.237 borboletas-monarca foram observadas em locais de hibernação, um aumento de 125% em relação ao ano de 2021.
Voluntários encontraram esses coloridos invertebrados em 283 locais diferentes de hibernação. “O total deste ano nos surpreendeu com a capacidade das monarcas de se recuperar de um recorde de baixa”, disse o grupo em seu site. Em 2021, a Contagem de Ação de Graças atingiu um recorde histórico de número de voluntários desde o início da primeira contagem em 1997.
O total deste ano de quase um quarto de milhão de borboletas-monarca ilustra uma recuperação considerável em relação à baixa histórica de 2020 de menos de 2.000 – e as contagens dos dois anos anteriores de menos de 30.000 indivíduos hibernando. No condado de Monterey, a cidade de Pacific Grove celebrou o retorno de aproximadamente 14.000 monarcas ao seu santuário, e havia milhares em outros locais na região de Big Sur.
Já o condado de San Luis Obispo reportou mais de 90.000 borboletas em seus locais de hibernação, enquanto o de Santa Bárbara contou um recorde de 95.000 – mais de cem vezes o número encontrado no passado. Movendo-se mais para o sul, as borboletas-monarca foram encontradas em números nunca vistos desde o início dos anos 2000.
Depois de pesquisar um local de invernada recém-descoberto perto de uma praia de Los Angeles, o coordenador regional de voluntários expressou sua empolgação. “Fiquei realmente feliz em ver por mim mesmo os aglomerados em Hermosa Beach”, disse Richard Rachman. “Andando, fiquei surpreso com o grande volume delas, isso realmente aponta o caminho que o planejamento urbano sustentável pode fazer para proteger a biodiversidade.”
Há mais perguntas do que respostas sobre como esses pequenos invertebrados se recuperaram tão rápido nesta última temporada. É improvável que haja uma causa única para uma jornada migratória tão complexa. O aumento de 2021 representa um “salto”, e os cientistas de conservação esperam instilar otimismo cauteloso com as notícias da Contagem de Ação de Graças de 2021.
“Agora, mais do que nunca, temos a oportunidade de dobrar nossos esforços de conservação”, disse Isis Howard, Bióloga de Conservação de Espécies Ameaçadas da Xerces Society. “Aproveitar o momento dessa ascensão pode ser nossa melhor chance de ajudar monarcas ocidentais e outras borboletas em risco.” Quarenta anos atrás, a população de borboletas ocidentais era estimada em alguns milhões de espécimes… Logo, os conservacionistas ainda têm muito trabalho a fazer. Com a ajuda de milhares de voluntários engajados, essa tarefa não será tão árdua quanto um dia foi.
Fonte: Thegreenestpost