Luanda – A educação ambiental constitui um dos principais factores para mudança de comportamentos e transformação de mentalidades visando o desenvolvimento sustentável e harmonioso das sociedades.

Esta afirmação foi feita hoje, domingo, em Luanda, o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, quando discursava na cerimónia do acto central do 31 de Janeiro, Dia Nacional do Ambiente, tendo referido que o sector que dirige tem promovido acções, articuladas, no sentido de preservar o meio ambiente para garantir o bem-estar dos angolanos.

Salientou que as acções do sector de preservação do ambiente estão alinhadas no plano estratégico e políticas nacionais sobre a biodiversidade, qualidade ambiental, alterações climáticas, saneamento, entre outros programas.

Fez saber que no período das comemorações da Semana Nacional do Ambiente, que começou a 27 deste mês e termina no dia 3 de Fevereiro, o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente tem promovido workshops, seminários de capacitação, acções de sensibilização, campanhas de plantações de árvores e limpeza pelas 18 províncias do país.

Explicou que o objectivo destas acções é aumentar os conhecimentos sobre as boas práticas na óptica da preservação do ambiente, assim como proporcionar uma convivência saudável e sustentável homem/natureza.

A secretária de Estado do Ambiente, Paula Francisco, na sua intervenção, disse que todo o cidadão tem o dever e o direito de participar em actividades de defesa do ambiente, de forma individual ou integrado em associações.

Em matérias de preservação ambiental, Paula Francisco admitiu haver ainda muito por se fazer, tendo frisado que todos em conjunto e de forma estruturada mais facilmente se consegue alcançar os objectivos do desenvolvimento sustentável e harmonioso, preservando o meio natural através das boas práticas.

A cerimónia foi marcada pela sessão de outorga e entrega de certificados de honra, mérito e reconhecimento a personalidades e organizações que se destacaram ao longo dos tempos em prol da defesa do ambiente.   

A celebração do Dia Nacional do Ambiente, edição 2021, enquadra-se no lema da Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Ambiente do presente ano “Fortalecer a acção ambiental para o alcance dos objectivos do desenvolvimento sustentável”.

O 31 de Janeiro, Dia Nacional do Ambiente, celebra a primeira Semana Nacional da Conservação da Natureza, realizada de 26 a 31 de Janeiro de 1976.

Fonte: Angop