Não é segredo para ninguém que a educação infantil em relação às questões de meio ambiente é um item de urgência na agenda das famílias. No entanto, o que nem todos esperam é que o contrário também possa acontecer! Felizmente, muitos pais e responsáveis estão sendo encorajados e inspirados pelos pequenos a se informarem e agirem sobre questões ambientais.  Um artigo publicado pela revista Nature Climate Change abordou o assunto e compartilhou como as crianças estão se tornando, cada vez mais, agentes centrais na preservação ambiental. 

Os autores da pesquisa acreditam que a aprendizagem intergeracionalou seja, quando crianças transferem conhecimento às suas famílias – seja extremamente promissora para propagar conhecimento e minimizar as barreiras sociais em relação ao meio ambiente.

Os resultados do estudo demonstraram que as crianças – principalmente as filhas – foram bem sucedidas ao convencerem seus pais de suas preocupações em relação à preservação da natureza. Além disso, resultados inesperados mostraram que pais conservadores foram os mais influenciados pelos seus filhos. 

Durante a pandemia

Outra pesquisa realizada pela Who Cares, Who Does? aponta que, durante a pandemia, a quantidade de famílias engajadas em atividades ecológicas cresceu cerca de 2 pontos, sendo que as crianças foram apontadas como as principais responsáveis por esta mudança.

Os efeitos destes estudos são essenciais para entendermos como o aprendizado em relação ao meio ambiente acontece. É comum pensarmos que o conhecimento das crianças é obtido dentro de casa. No entanto, sabemos que não é apenas assim que os pequenos desenvolvem suas percepções e opiniões em relação ao mundo exterior. 

Alguns aprendizados que podem ser tirados dessa descoberta são a importância de campanhas educativas em relação à proteção ambiental, os exemplos que são dados às crianças em diferentes locais e a capacidade de influência das próximas gerações. Apesar de ser uma pesquisa inicial, os autores do estudo publicado pela Nature Climate Change acreditam que essa descoberta seja um importante ponto de partida para se observar a influência das próximas gerações em relação à natureza, e como os adultos podem aproveitar o incentivo dos pequenos para realizarem ações em prol da preservação do meio ambiente. 

 

Fonte: Thegreenestpost