A terceira edição da Feira Artesanal de Viana (FAV) abre ao público hoje, a partir das 10h00, na Rua dos Bombeiros, na vila sede, e fica patente até ao próximo domingo, inserida nas comemorações do centenário do nascimento do Fundador da Nação, António Agostinho Neto, a assinalar-se no dia 17 de Setembro.
A promoção e valorização da produção artística em Viana e dos criadores locais são os principais destaques da FAV, que vai contar com a participação de centenas de expositores, de acordo com o programa de actividades apresentado pela Direcção Municipal do Turismo e Cultura de Viana.
Com entrada livre, a feira, localizada num espaço de 2.500 metros quadrados, prevê a participação de 200 expositores, o mesmo nú-mero da última edição. O programa de actividades prevê para hoje a cerimónia de abertura, seguida de uma visita guiada ao recinto expositivo, pelo administrador municipal de Viana, Demétrio de Sepúlvedra.
Para o período nocturno, a partir das 19h00, está prevista a abertura do Festival de Cinema, que decorre até domingo, denominado "Cine Fest”, que nesta edição vai homenagear o realizador Óscar Gil.
A organização espera que centenas de espectadores dirijam-se ao local, no qual vão ser projectados ao ar livre vários filmes de produção nacional e internacional.
Devido às propostas cinematográficas em cartaz, a serem exibidas durante o festival, a organização espera que os munícipes dos distritos urbanos da Baia, Vilar Flor, Zango, Estalagem, Ki-kuxi e da comuna do Calumbo possam aproveitar a troca de conhecimentos com os expositores.
Os dias seguintes estão dedicados à realização de espectáculos, desfile de moda, exposição de artes plásticas, artesanato, feira de alimentação, palestras e diversão para as crianças, com a abertura da feira prevista para as 10h00.
Na quinta-feira está programado o festival "We Love Kuduro”, com início marcado para as 19h00, com as participações de Pai Diesel, Noite e Dia, Jéssica Pitbull e o Dj Lutonda.
No dia seguinte, a partir das 19h00, a feira vai dedicar uma atenção especial ao estilo hip hop, com a participação do grupo Elenco de Luxo, Biura, Ali Babá, Eva Rap Diva, Seketxé, Vuino e Sandocan. Participam ainda na Feira Artesanal os Dj Elly Chuva e Cheldy Evolunion.
Semba e kizomba
A cantora Yola Semedo foi a escolhida para a realização de um espectáculo de massas, no sábado, a partir das 19h00, no palco montado, na Rua dos Bombeiros.
Este ano, a intenção, segundo o director municipal do Turismo e Cultura de Viana, Melquim dos Santos, em declarações ontem, ao Jornal de Angola, é conseguir fazer da feira um programa sustentável para permitir dar abertura à criação artística local e promover o auto emprego, com base no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
Para Melquim dos Santos, as artes plásticas são um sector importante que merece uma especial atenção, bem como a produção agrícola e a moda, peças essenciais na expansão e promoção dos produtos do campo e da indústria têxtil local.
O responsável disse que pretendem "congregar o maior número de produtores das mais variadas disciplinas artísticas num único local e discutir os mais variados assuntos ligados ao sector cultural”, explicou.
Durante os cinco dias de feira, adiantou, foram programadas para o período da manhã, a partir das 11h30, a realização de uma palestra sobre empreendedorismo, numa iniciativa da Administração Municipal de Viana e parceiros, seguido de um desfile de moda.
O programa prevê um dia a ser dedicado ao Pólo Industrial de Viana, a confecção de produtos manufacturados artesanais, outros de produção agro-alimentar e das tradicionais bebidas espirituosas. Entre as actividades marcadas constam ainda a exposição dos pratos típicos da região e palestras sobre corte e costura.
A realização do Fórum Municipal de Auscultação Artística, sobre as políticas culturais, seguida da entrega de certificados de participação, consta igualmente da programação.
No sábado e domingo, penúltimo e último dia de exposição, estão marcados, para o período da manhã, mostras gastronómica, entrega de equipamentos aos artesãos e desfiles de moda e no fim do dia a realização de espectáculos musicais e de teatro.
Fonte: Jornal de Angola